Bom dia pessoal!
Todos sabemos da importância dos jogos para auxiliar na aprendizagem, inclusive, ja postei aqui algumas sugestões de jogos. O post de hoje é uma dica de alguns critérios que podemos usar para avaliar softwares que gostaríamos de utilizar.
Bom, como material que poderá nortear a avaliação de um software educativo uma boa sugestão que tivemos hoje na aula de tecnologias aplicadas à educação foram os critérios estabelecidos pela equipe de mestrado em educação tecnológica do cefet-mg. segue o link para acesso: Critérios de avaliação.
Espero que essa sugestão possa ajudar a termos uma prática mais significativa com o uso da tecnologia nas atividades pedagógicas.
Pensando nesses critérios, selecionei um jogo na web e o avaliei.
O jogo que eu avaliei é este aqui.
Para ver a avaliação que eu fiz deste jogo clique em mais informações.
Beijos, e bom trabalho para todos nós!
Categorias:
Interação aluno SE
professor -
Facilidade de uso:
Pensando no aluno da Ed. Infantil o jogo possui facilidade de uso,
pois consiste em contar as caixas e arrastar o numeral correspondente
à quantidade até o caminhão.
Recursos
Motivacionais: Neste aspecto o jogo é falho, uma vez que quando
o jogador acerta ele não o parabeniza, o caminhão apenas sai, o
mesmo acontece em caso de erro, nada acontece, o jogo não “comunica”
ao jogador que ele não acertou e tenta motivá-lo a continuar com
mais atenção. O jogo também não possui níveis de dificuldades,
então ele se torna cansativo e repetitivo conforme vai avançando o
tempo de uso.
Adequação das
atividades pedagógicas: O jogo
é interessante para relacionar algarismo à quantidade, pois permite
que a criança visualize bem as caixas que estão em cima do
caminhão, contudo não “corrige” e nem demonstra quando a
criança erra, permitindo que ela perceba seu erro e aprenda com ele.
Adequação dos
recursos de mídia à atividade pedagógica: O
recurso de mídia auxilia, uma vez que permite que a criança
“carregue” o algarismo até o local indicado, e o fato do
caminhão sair para a entrega torna o jogo atrativo, em partes.
Interatividade
Social: O jogo não permite
interação entre as crianças e entre professor e aluno, pois a
criança joga sozinha, apenas conta as caixas e relaciona a
quantidade ao algarismo correspondente.
Favorecimento do
papel do professor como facilitador:
O professor poderá auxiliar o aluno no caso de que a criança ainda
não assimilou determinada quantidade ao numeral.
Fundamentação
Pedagógica – O
jogo não possui nenhum tipo de fundamentação pedagógica, no
início ele dá uma pequena instrução sonora de como jogar. Durante
o jogo ele não vai dando instruções ao jogador. Contudo ele vai
além da simples contagem, ele já avança para o conceito de
relacionar quantidade ao numeral, e assim, ajudar a construir o
conceito e número.
Conteúdo
- O
Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil estabelece os
conteúdos que as crianças devem assimilar, entre eles está a
construção do conceito de número, contudo o RCNEI atenta para que
esta aprendizagem não se dê apenas de forma restrita
à memorização, repetição e associação. A crítica ao jogo
entra nesse sentido, que o mesmo estagna na repetição. Contudo é
importante ter claro que o jogo é apenas uma ferramenta e associado
a práticas concretas em sala de aula pode sim ser uma boa
ferramenta, se utilizado na medida certa e que o professor tenha os
objetivos bem definidos.
Programação
–
O jogo está hospedado em um site da internet, então não precisa
ser instalado previamente na máquina, contudo é necessário que se
tenha uma conexão boa com a internet.
Facilidade
de uso –
No caso de a escola já possuir conexão com a internet tal atividade
não acarretará nenhum tipo de custo a escola, a menos que o site
não esteja fora do ar ele poderá ser acessado a qualquer momento, o
que não compete a escola ter que efetuar algum tipo de manutenção
nos softwares.
Avaliação
final:
Pensando
em todos os critérios e em alunos da educação infantil, o jogo em
questão é
sim uma proposta interessante,
salvo alguns detalhes. O professor precisará ter um trabalho
associado ao jogo, tanto prévio quanto posterior, pois o mesmo exige
que o aluno conheça os numerais e consiga realizar contagem, mas ele
não avança, então aí a necessidade de um trabalho concreto
posterior. O professor tem sempre que lembrar que os jogos são
apenas uma ferramenta, que permitem uma abordagem diferente da que os
alunos já estão acostumados em sala de aula, e desta forma não
deve se caracterizar como objetivo único de aula.
Que bom que você disponibilizou os critérios também, Rafaela!
ResponderExcluirE a propósito, sua avaliação ficou bastante consistente. Oferece um bom suporte para quem se propõe trabalhar com o jogo.
Grande abraço!